Jardim Botânico australiano vence a categoria Paisagismo no World Architecture Festival 2013

"Claramente os padrões da paisagem australiana serviram de referência audaciosa, gráfica e sensível para proporcionar uma experiência única ao usuário". O prêmio deste ano para o melhor projeto paisagístico no World Architecture Festival 2013 foi concedido a um jardim botânico em um antiga pedreira na Austrália. Situado em Cranbourne, nos arredores de Melbourne, o jardim australiano foi projetado pelo escritório de paisagismo Taylor Cullity Lethlean e pelo especialista em plantas Paul Thompson.

Saiba mais sobre o projeto vencedor a seguir.

Jardim Botânico australiano vence a categoria Paisagismo no World Architecture Festival 2013 - Mais Imagens+ 1

"O jardim australiano captura a essência da grande arquitetura da paisagem. Claramente os padrões da paisagem australiana serviram de referência audaciosa, gráfica e sensível para proporcionar uma experiência única ao usuário. Deste modo, o projeto reinterpretou com êxito a paisagem da Austrália". (Menção do Júri. AILA Vic 2007 Prêmio de Excelência)

O jardim se apresenta como um percurso pela fauna australiana, desde o deserto até a costa, cercado por outros edifícios e lagos artificiais. Com um total de 40 hectares, o jardim possui 170 mil plantas de 1.700 espécies, e é utilizado por pesquisadores e pelo público em geral.

© Ben Wrigley / Dianna Snape / Peter Hyatt

"Este jardim resume de forma brilhante a grande variedade da flora australiana, assim como a grande porção do país que é ocupada pelo deserto árido" disse o júri. "Tal qual um jardim botânico, é uma coleção de espécies diferentes, porém com um forte conjunto unificador de trajetos através das diversas paisagens".

© Ben Wrigley / Dianna Snape / Peter Hyatt

O jardim busca criar um entorno em que as qualidades específicas da flora se destaquem de modo a inspirar os visitantes a explorar mais a fundo as plantas australianas. Um tema comum do projeto de jardins é a exploração e expressão da evolução das relações entre o povo australiano e a paisagem e a flora. 

© Ben Wrigley / Dianna Snape / Peter Hyatt

"Esta paisagem se destacou por sua originalidade e por evocar tão fortemente a identidade australiana sem precisar utilizar nenhum signo ou palavra - apenas a bela flora das regiões rurais da Austrália."

© Ben Wrigley / Dianna Snape / Peter Hyatt

Os outros projetos paisagísticos classificados nesta categoria são:
·  Praça Central Chiang Rai / Shma Co., Ltd. Architects 49 Limited (Tailândia)
·  Parque Cidadão Eastside / Patel Taylor (Reino Unido)
·  Memorial  Gebran Tueni / Vladimir Djurovic Landscape Architecture (Líbano)
·  Jardim Memorial Hariri / Vladimir Djurovic Landscape Architecture (Líbano)
·  Hornsbergs strandpark / Nyréns Arkitektkontor (Suécia)
·  Parque Prince Alfred + piscina atualizada / City of Sydney c/o Neeson Murcutt Architects Pty Ltd (Austrália)
·  Parque Águas Pluviais Qunli: Uma esponja verde de Água - Turenscape (China)
·  WYNE / Sanitas Studio DS Studio (Tailândia)

https://vimeo.com/51023909

Veja os outros vencedores do World Architecture Festival 2013 aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Yávar, Javiera. "Jardim Botânico australiano vence a categoria Paisagismo no World Architecture Festival 2013" [Jardín Botánico australiano gana la categoría de paisajismo en el World Architecture Festival 2013] 15 Dez 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-159900/jardim-botanico-australiano-vence-a-categoria-paisagismo-no-world-architecture-festival-2013> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.